Chá verde e Tai Chi previnem doenças degenerativas e osteoporose
O chá verde sempre foi historicamente consumido em muitos locais do Oriente, e hoje em dia vem se tornando universal. Ele tem vários componentes chamados polifenóis, que funcionam como potentes agentes anti-oxidantes.
E a boa notícia é essa: vários estudos mostram que pessoas que apresentam altos níveis de polifenóis derivados do chá verde (GTP, em inglês) tendem a ter menor risco de doenças crônicas degenerativas, como por exemplo doença cardiovascular e osteoporose. O provável mecanismo que melhora a condição de saúde da pessoa é o fato destes compostos propiciarem uma diminuição dos níveis crônicos de inflamação.
No estudo mais recente sobre o assunto, conduzido pela pesquisadora Chwan-Li Shen foram acompanhadas 171 mulheres na fase pós-menopausa, com idade média de 57 anos. Elas apresentavam osteopenia (diminuição da densidade óssea, típica desta fase) que ainda não tinham atingido um grau que pudesse ser classificado como osteoporose. Esse tipo de paciente é muito frequente, e ainda se tem muita dúvida sobre o tipo de tratamento, quando a doença não está estabelecida.
O estudo foi duplo-cego (pacientes e médicos não sabiam o que estava sendo dado) e randomizado (distribuido de forma aleatória entre os grupos), o que reafirma a qualidade dos resultados obtidos. As mulheres foram divididas em 4 grupos:
Placebo: pílula placebo / sem tai chi
GTP: Pílula contendo 500 mg/dia / sem tai chi
Placebo+TC: Pílula placebo / com tai chi (3 vezes/semana)
GTP+TC: Pílula contendo 500 mg/dia / com tai chi (3 vezes/semana)
O estudo durou 6 meses, tempo onde também foram colhidos exames de urina e sangue, além da análise clínica da força muscular. Os resultados mostraram que a utilização de GTP (equivalente a 4 a 6 medidas de chá verde) e a participação em Tai Chi, independentemente, melhoraram a condição óssea no 3o e 6o mês, respectivamente. Um efeito similar foi encontrado na forca muscular no 6o mês. Os participantes de Tai Chi também relataram uma melhora na qualidade de vida em termos emocionais e mentais. Mais um grande avanço num campo onde muitas complicações podem advir.
Fonte: Blog Neoesporte.com
Fonte: